Cadastrar mensagem padrão.
Para enviar o boleto ao cliente através do WhatsApp, o primeiro passo é verificar se sua marca já possui uma mensagem configurada. Para isso, acesse o ERP, clique em Administração, Marcas, Opções e em seguida em Configuração do Contrato. Selecione a opção “Cobrança via WhatsApp”.
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Nesta tela, encontramos duas seções. A primeira contém variáveis que podem ser utilizadas para personalizar o texto, como, por exemplo, ${NOME_CLIENTE}. Ao enviar a mensagem com essa variável, ela será substituída pelo nome do cliente referente ao boleto que está sendo enviado. Além disso, existem outras variáveis disponíveis:
${NOME_MARCA}: referente ao nome da sua empresa.
${PLACA_VEICULO}: referente à placa do veículo do cliente.
${DATA_VENCIMENTO}: referente à data de vencimento do boleto.
${URL_BOLETO}: referente ao link do boleto para que o cliente possa baixar/visualizar.
${CODIGO_BARRAS}: referente ao código de barras do boleto.
${VALOR_BOLETO}: referente ao valor do boleto.
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A segunda parte consiste em um quadro branco onde você pode escrever a mensagem a ser enviada ao cliente. Nesta seção, é possível formatar o texto, utilizando opções como negrito, itálico, tracejado, pontilhado, alinhamento à esquerda, centralizado, alinhamento à direita e justificado. Também é possível criar listas, adicionar citações, links e imagens.
Este é um exemplo de mensagem que pode ser escrita:
“Olá, ${NOME_CLIENTE},
Espero que esteja tudo bem!
Quero informar que há um boleto em aberto para o seu veículo ${PLACA_VEICULO}.”
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Após redigir a mensagem desejada, basta clicar no botão “Salvar” localizado ao final da tela.
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Assim, você está pronto para enviar mensagens aos seus clientes utilizando esta configuração.
Envio de boleto via WhatsApp.
Existem diversas maneiras de enviar cobranças aos clientes, e uma das opções que vamos apresentar é através do contrato. Para fazer isso, basta acessar o ERP, selecionar a opção “Contratos”, localizar o cliente desejado e acessar as informações do contrato dele. Vale ressaltar que é necessário que o contrato possua as cobranças via boleto para ser possível fazer o envio do boleto através do WhatsApp.
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Dentro das informações do contrato, vá para a aba de cobrança.
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Lá, no resumo das parcelas, você encontrará a coluna WhatsApp, que inclui um botão com o ícone do WhatsApp. Ao clicar neste botão, abrirá uma tela com a mensagem pré-cadastrada e todas as informações pertinentes ao cliente.
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Outra opção é acessar através do setor financeiro. Para fazer isso, basta acessar o ERP e seguir os seguintes passos: clique em “Financeiro” e escolha entre “Contas Trackn’Me” ou “Contas Integradas”. Em seguida, selecione a visualização de uma situação de pagamento específica, como, por exemplo, “Aguardando pagamento”, “Pagamentos agendados”, “Falha no pagamento” ou “Em atraso”.
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Na tela que se abrirá, você encontrará uma coluna com o ícone do WhatsApp, denominada WhatsApp.
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Ao clicar neste botão, abrirá uma tela com a mensagem pré-cadastrada e todas as informações relevantes ao cliente.
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