Manutenção

A tela “Serviços de Manutenção” é utilizada para a gestão da frota, permitindo criar serviços de manutenção para o(s) veículo(s). Nela, é possível adicionar o custo do serviço, a data de execução, configurar lembretes por SMS e e-mail, arquivar notas fiscais e documentos relacionados, e definir a repetição automática dos serviços.

Para acessar a tela de “Serviços de Manutenção”, clique no ícone do carro, conforme indicado na imagem a seguir:

Tela Inicial

Na parte superior da página, há filtros que auxiliam na busca dos serviços cadastrados. Esses filtros incluem: por placa, por categoria, por status e por período. Sendo eles, o filtro por placa, por categoria, por status e por período. Eles podem ser usados em conjunto para localizar serviços específicos ou individualmente para encontrar grupos de serviços.

A seção central exibe informações detalhadas sobre os serviços cadastrados, incluindo a placa do veículo, a categoria do serviço, a data de criação, o status, a data da manutenção, a quilometragem da manutenção, o custo e a data de finalização.

Por fim, na parte inferior, há um gráfico que ilustra os custos de todos os serviços e seus devidos serviços.

Novo Serviço

Para iniciar o processo de criação de um novo serviço, clique no botão “Adicionar”.

Com isso, a seguinte página será aberta.

Escolha um veículo, selecione a categoria do serviço desejado, forneça uma breve descrição do serviço realizado ou a ser realizado e informe o custo.

Configure a data de execução do serviço e defina quantos dias antes você deseja receber o lembrete.
Obs.: se a opção de repetição automática estiver marcada, também será necessário configurar o intervalo de dias para a repetição.

É possível configurar o serviço com base na quilometragem do veículo. Para isso, indique a quilometragem desejada, a quantidade de quilômetros antes da qual o lembrete deve ser disparado e a quilometragem de repetição, caso essa opção esteja selecionada.

Para configurar os lembretes por SMS e e-mail, insira o número de telefone e o e-mail para os quais você deseja receber as notificações.

Ao clicar no botão “Selecionar arquivo”, você pode salvar as notas fiscais e documentos relacionados ao serviço.

Se o serviço precisar ser repetido periodicamente ou se for um serviço não programado, você pode marcar a opção correspondente.

Após inserir todas as informações desejadas, clique no botão “Criar Serviço” para registrar os dados no sistema.

Editar Serviço

Selecione o serviço que você deseja alterar.

Assim, você pode alterar a informação do veículo selecionado, categoria do serviço, custo, números e e-mail a serem notificados, os arquivos referente ao serviço e a repetição automática.

Após concluir as alterações desejadas, clique em “Salvar serviço”.

Finalizar Serviço

Existem duas formas de finalizar o serviço.

  1. Através do botão “Finalizar” na tela inicial.

  2. Selecionando um serviço e, na tela de edição, clicando no botão “Finalizar”.

Depois de selecionar uma das opções, será exibida uma janela pop-up para confirmar a data, a quilometragem, o custo, a adição de uma observação e o envio de imagens do serviço.

Ao clicar no botão “Sim, continuar”, o serviço será finalizado.

Excluir Serviço

Para excluir um serviço, ele deve estar finalizado.

Selecione o serviço desejado.

Clique no botão “Excluir Serviço”.

Será exibida uma janela pop-up de confirmação. Para prosseguir com a exclusão, clique no botão “Sim, Continuar”.

Reabrir Serviço

Para reabrir um serviço, ele deve estar finalizado.

Selecione o serviço desejado.

Clique no botão “Reabrir” e o serviço será atualizado para o status de aberto.