Para enviar uma notificação a um cliente, é necessário entender de forma básica e simplificada como funciona o envio de notificações para os aplicativos.
- O responsável pelo envio é o pushtoken do usuário, que é formado assim que o cliente realiza o login no aplicativo.
- O pushtoken viabiliza a conexão dos serviços que enviam notificação para os aparelhos em que o cliente logou.
Portanto, se o usuário não tiver um pushtoken, não é possível enviar a notificação para ele.
Para verificar quais os pushtokens que o usuário possui, basta acessar as informações do cliente desejado e clicar na aba “PushTokens“:
As colunas possuem duas informações importantes a serem observadas:
Data | Aparelho |
Corresponde à data na qual o pushtoken foi atualizado/gerado. O formato é (DD-MM-YYYY H-MIN-SEG). | Nome do aparelho (código da fabricante) ou nome definido pelo cliente. |
Além disso, podemos realizar ações, sendo elas:
Excluir PushToken: Ao clicar no ícone de lixeira, o pushtoken é removido. Logo, o cliente terá de realizar novamente o login para receber notificações.
Enviar notificação: Uma notificação será enviada para todos os tokens do cliente, contendo no título o nome da marca a qual está associado e uma mensagem que pode ser digitada.
Para isso, basta clicar no botão “Enviar notificação”, escrever a mensagem desejada e então clicar no botão “Enviar”.